sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Manual da Postura: Tocando Violão

Aqui no blog da Mais Coluna sempre mostramos as melhores dicas sobre postura, desde como dormir, dirigir, ou até mesmo como ajeitar o corpo ao se realizar as tarefas domésticas. Mas e nos momentos de lazer? Uma postura sobre a qual nunca falamos é a postura correta para se tocar o violão.
Tocar violão pode ser um ótimo hobby. Só cuidado com a postura!

Ser um dos instrumentos mais populares o torna uma das escolhas mais comuns como primeiro instrumento para quem quer aprender. Sem treino, contudo, tocar o violão de maneira errada pode trazer alguns problemas, principalmente porque para ficar bom são necessárias horas e horas de treino.
  • Ao se sentar, procure não dobrar a coluna e nem o pescoço.
  • O braço do violão deve estar paralelo ao chão e o violão voltado levemente para cima (na música popular).
  • Não aperte o braço do violão com a mão que faz os acordes. Isso só fará você forçar o seu dedão e não o fará tocar melhor.
  • Relaxe o pulso que tocará as cordas. Ao dedilhar, os dedos devem tocar as cordas perpendicularmente, e não em um ângulo oblíquo. Isto tornará inclusive o som mais forte.
  • Intercale alguns minutos de descanso ao tocar por muito tempo. Levante, relaxe os ombros, o pescoço e os braços.
A postura é importante até mesmo para o estilo de música que se quer tocar. Por exemplo:
  • Música popular: se toca com a postura mais comum, em que o violão fica apoiado na perna e o braço do violão fica paralelo ao braço.
Kurt Cobain e o modo popular de se tocar.
  • Música clássica: o violão fica mais levantado apoiado numa das pernas que fica mais elevada em relação às outras. Esta posição facilita o acesso a notas mais agudas.
Um exemplo do estilo clássico ou erudito.
Existem também alguns objetos que podem ser usados como apoio. Um bom exemplo é o apoio para os pés que eleva uma das pernas e ajusta a postura já que a pessoa não precisa dobrar as costas para poder tocar.
O apoio diminui as tensões na hora de tocar.
Preste atenção na sua postura ao tocar. Como só treinando que se aprende, se após algumas horas tocando seu corpo começar a doer, você ficará muito mais propenso a desistir. Por isso, acerte a postura e continue tocando!

Para saber mais sobre Quiropraxia, visite nosso site!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?