quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Males do Corpo - Síndrome do Túnel do Carpo

O tema do post de hoje é a Síndrome do Tunel do carpo. Mais frequente em mulheres, porém, é importante o cuidado para que não aconteça com qualquer um. Vamos juntos conferir?

O que é?
O túnel do carpo é formado por um grupo de pequenos ossos localizados no punho (ossos carpais da onde vem o nome) que, entre eles, existe uma espécie de “túnel” por onde passam vasos, tendões de músculos e nervos responsáveis pelo movimento dos dedos das mãos. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão de um nervo chamado “mediano” e isso resultará no desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo.
É um perigo para quem trabalha com as mãos
Quais as causas? 
A causa principal do túnel do carpo é a chamada LER, ou Lesão por Esforços Repetitivos. É comum a LER ocorrer por causas ocupacionais, como por exemplo em pessoas que passam muito tempo digitando ou tocando instrumentos musicais. Os movimentos demandam muito dos punhos, e acabam afetando a região. Existem também outras causas como traumas, inflamações e distúrbios hormonais.

Quais seus sintomas?
A Síndrome do Túnel do Carpo ocorre com maior frequência em mulheres na faixa de 35 a 60 anos. O principal sintoma é uma sensação de formigamento e dormência, que se manifesta mais à noite e ocorre fundamentalmente nos dedos indicador, anelar e médio das mãos. A evolução da doença dificulta o paciente de executar tarefas simples, como pregar um botão, segurar uma xícara, entre outros.

Um teste simples de predisposição para a doença é testar se consegue manter as mãos na posição abaixo por cerca de um minuto, e veja se sente dor.

O Teste de Phalen.
Qual seu tratamento?
O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. Se for leve, o tratamento com Quiropraxia pode ser muito eficiente, restaurando os movimentos articulares dos ossos do carpo e reduzindo os processos inflamatórios que causam irritação do nervo mediano. Caso os sintomas não sejam normalizados, outras modalidades terapêuticas conservadoras podem ser recorridas a fim de reduzir a inflamação do túnel do carpo, tais como colocação de órteses para imobilizar o punho, e uso de anti-inflamatórios não hormonais e hormonais. Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, a cirurgia pode ser indicada.


Espero ter respondido suas dúvidas! É interessante termos esse autoconhecimento sobre o corpo e saúde em um todo.  Acompanhem sempre nosso blog e tirem suas dúvidas cotidianas.

Natália Figueiredo, estudante de Quiropraxia e integrante da Equipe MAIS COLUNA

Saiba mais sobre Quiropraxia no site da Clínica MAIS COLUNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?