quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Males da Coluna - O Torcicolo

Quem nunca sofreu por um torcicolo pelo menos uma vez na vida? Pois é, o assunto abordado de hoje é esse! Pode parecer simples, mas existem tipos e causas mais complexas. Vamos afundo saber o seu conceito, a causa e o tratamento!
Essa dorzinha pode acabar com o seu dia.
O que é? 
O torcicolo é uma desordem onde o músculo do pescoço sofre uma contração excessiva, provocando ou não espasmos, de modo que a cabeça permanece inclinada para um dos lados e o queixo chegar a projetar-se para o lado oposto. Ao contrário do que se pensa, nem sempre o torcicolo é doloroso, mas em todos os casos ele impede a realização do movimento da cabeça e pescoço.

O Dr. David Porto, fundador e  quiropraxista da Clínica Mais Coluna, ressalta que:  “Dentre as causas do torcicolo, a mais comum de encontrarmos é o torcicolo espasmódico, onde a rigidez do pescoço é causada por tensões emocionais, sobrecarga física, trauma por deslocamento súbito, ou permanência na mesma posição por períodos prolongados. Outras causas de torcicolo referem-se a lesões congênitas (do nascimento), lesões da pele, ou lesões neurológicas.’’

Quais seus sintomas? 
A identificação dos sintomas do torcicolo envolve sempre a contração excessiva da musculatura do pescoço que obriga o paciente a permanecer com a cabeça inclinada para um dos lados, e o queixo projetado para o lado oposto. Nos casos de torcicolo espasmódico, é muito comum o surgimento de dores intensas, que impedem ainda mais o paciente de se movimentar.

Qual o tratamento para o torcicolo?
Existem diversas formas de tratamento, como por exemplo, medicamentos. O Relaxantes musculares e anti-inflamatórios não hormonais estão entre remédios que podem ser bastante benéficos nestes casos.

O tratamento do torcicolo varia de acordo com a sua causa. Nos casos de torcicolo espasmódicos, a Quiropraxia é considerada a modalidade terapêutica conservadora que apresenta resultados mais rápidos, eliminando totalmente os sintomas em 1 a 5 sessões. Além da Quiropraxia, outras modalidades terapêuticas que também apresentam bons resultados no tratamento do torcicolo envolvem a utilização de acupuntura, massagens e compressas.

Nos casos de torcicolos congênitos e dermatológicos, pode ser preciso recorrer à cirurgia corretiva. Já nos casos de torcicolos neurológicos, é fundamental que um especialista investigue a causa neurológica exata para definir o tipo de tratamento mais indicado.


É isso pessoal! É importante uma explicação mais detalhada sobre essa patologia que aparenta ser tão simples. Por muitas vezes esquecemos de buscar a real causa, e acaba que ofuscamos a doença com medicamentos.

É sempre bom adquirir mais conhecimento sobre os acontecimentos do nosso corpo e saúde!

Natália Figueiredo, estudante de Quiropraxia e integrante da Equipe MAIS COLUNA

Saiba mais sobre Quiropraxia no site da Clínica MAIS COLUNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?