quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Males da Coluna - Lesão em Chicote

Lesão de chicote? É isso mesmo? Mas o que seria esse nome estranho? Pois é, inúmeras perguntas chegam na nossa cabeça quando nos deparamos com um nome estranho desse, ainda mais pra uma patologia! Vamos conferir abaixo o que quer dizer:

A lesão em chicote é bem comum em acidentes de trânsito
O que é? Como acontece?
A lesão em chicote, também conhecida como “síndrome do chicote”, é um tipo de lesão traumática, que ocorre quando a cabeça é repentinamente projetada para trás e para frente, imitando o movimento de um chicote. Ao contrário de outros males que são consequências de um estilo de vida, a Lesão em Chicote é mais decorrente de acidentes.
Como é o movimento em chicote que afeta a região do pescoço.
Segundo Dr. David Porto, fundador e Quiropraxista da Clínica Mais Coluna, este tipo de lesão ocorre com frequência em pacientes que sofreram acidentes de carro, ou praticam esportes violentos de contato e impacto. Este movimento repentino do pescoço provoca um estiramento nas musculaturas e ligamentos que inflamam e provocam sintomas dolorosos e incapacitantes no paciente. Em casos mais graves, pode ocorrer lesão nos discos intervertebrais, o que leva a uma hérnia de disco, às vezes com comprometimento neurológico. Cintos de segurança e assentos com encosto para a cabeça são extremamente importantes para prevenir ou minimizar as lesões em chicote nos casos de acidentes de carro.

Existem sintomas?
Existem sim, porém, os sintomas da síndrome do chicote não aparecem obrigatoriamente no ato do trauma. Em alguns casos eles surgem somente algumas horas ou dias após o trauma. Nos casos mais simples, o paciente pode apresentar dor na região do pescoço e ombros, com enrijecimento da musculatura, dificuldade de movimentação do pescoço e dor de cabeça. Nos casos mais graves da lesão, podem ocorrer lesões no disco intervertebral que evoluem para quadros de hérnia de disco. Além disso, dependendo do local em que o disco comprime, sintomas neurológicos podem surgir através de dormência, formigamento e perda de força nos membros superiores.

E como funciona o tratamento da Quiropraxia?
Quando o paciente apresenta os sintomas da lesão em chicote, é fundamental que o especialista avalie clinicamente e se necessário, recorra a exames laboratoriais a fim de identificar a gravidade da lesão. Nos casos em que não houve fratura ou lesões importantes do disco intervertebral, o tratamento é simples e apresentam excelentes resultados nas modalidades terapêuticas conservadoras. O tratamento quiroprático enfatiza a restauração da mecânica das estruturas da coluna cervical, diminuindo então os quadros inflamatórios que provocam a dor e a rigidez muscular do pescoço e ombros.

O que acharam?
Deu pra tirar aquele pontinho chato de interrogação? Espero que sim! Confiram mais textos interessantes sobre problemas e patologias relacionados á nossa saúde vertebral, que afetam não nossa coluna, mas nosso bem-estar por inteiro. Acompanhe nosso blog semanal, e fique por dentro de informações, notícias e dicas para uma vida melhor!

Natália Figueiredo, estudante de Quiropraxia e integrante da Equipe MAIS COLUNA

Saiba mais sobre Quiropraxia no site da Clínica MAIS COLUNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?