quarta-feira, 22 de abril de 2015

Você sabe o que é Quiropraxia?

A Quiropraxia é uma profissão da área da saúde, reconhecida pela OMS – Organização Mundial de Saúde. E segundo essa Organização “A Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações”. - Organização Mundial de Saúde (OMS), Diretrizes sobre a Quiropraxia, 2005.

é difícil entender como funciona a coluna

A palavra "quiropraxia" vem da união de dois radicais da língua grega: “quiro” que quer dizer mãos e “práxis” que significa praticar. Quiropraxia quer dizer então “praticar com as mãos”.

Criada nos Estados Unidos há mais de cem anos, a Quiropraxia, é uma profissão de contato primário com o paciente, sem que seja necessário encaminhamento do paciente por outro. Para exercer a Quiropraxia é preciso ter formação de curso superior, onde o profissional será treinado e habilitado para avaliar, examinar, reconhecer sintomas e sinais, chegar a uma conclusão diagnóstica (neuro-músculo-esquelética) e realizar o tratamento específico.

Mas o que diferencia a Quiropraxia das outras profissões?


O que diferencia a Quiropraxia das outras profissões da área de saúde são seus conceitos e os seus princípios. A filosofia que está por trás desses princípios é de grande importância para grande parte dos quiropraxistas e influenciam profundamente em suas atitudes e também na forma como abordam as relação à atenção à saúde.

A Quiropraxia é muito conhecida pelo seu tratamento efetivo em algumas disfunções ou alterações no bom funcionamento do nosso corpo, que envolvem os músculos, as articulações e os nervos, como por exemplo, a  dor ciática, o torcicolo, lombalgias, lesão do menisco e as tendinites.

No entanto, a Quiropraxia também cuida de alterações causadas pelo mau funcionamento da nossa coluna vertebral ou de suas vértebras. Essas alterações podem provocar tanto o aumento quanto a diminuição dos estímulo nervosos que passam entre as vértebras da coluna. Essa alteração dos impulsos nervosos podem refletir em outras partes do corpo, desviando a atenção do ponto central do problema, como uma queimação no estômago, dores de cabeça , cólicas,  dentre outros sintomas.

A relação entre a estrutura de sustentação de nosso corpo, principalmente a nossa coluna vertebral, o nosso sistema músculo-esquelético e a funções coordenadas pelo sistema nervoso, constituem essa essência da Quiropraxia. É o ponto focal para que a saúde seja preservada e restaurada.

Quem pode se tratar com a Quiropraxia?


O exercício da Quiropraxia prioriza o tratamento para conservação do nosso sistema neuro-músculo-esquelético. Ela não adota em seus tratamentos o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos, apenas as técnicas manuais são usadas e por isso pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?