sexta-feira, 24 de abril de 2015

Quiropraxia Desportiva

A Quiropraxia é ainda um tratamento pouco difundido no Brasil, mas que está conquistando novos adeptos a cada dia, especialmente em locais como academias e clubes com atividades esportivas regulares.
Para o atleta, seja ele profissional ou amador, este tratamento reequilibra e alinha mais o corpo, o que, consequentemente, gera um melhor desempenho, reduz as lesões e, em caso de lesão, auxilia para uma melhor recuperação”, menciona o diretor da Associação Brasileira de Quiropraxia, Roberto Bleier Filho.
O principio da Quiropraxia é localizar o ponto de mau funcionamento da nossa coluna e sua interferência em todas as nossas articulações. Depois de identificado este ponto “com defeito” é preciso ajustá-lo, fazendo com que seu funcionamento volte ao normal.
Esta correção acontece através da utilização de técnicas manuais, que já falamos em outro post. Esses ajustes devem ser precisos nas nossas articulações, para que a mecânica, o alinhamento, a nossa mobilidade e também a homeostase, que é a capacidade do corpo de se auto-regular, restabeleçam seu funcionamento original.
No caso específico dos atletas, as lesões normalmente são consequência de métodos de treinamento não adequados, anomalias estruturais que exigem do corpo algumas compensações ou excesso de esforço. A fragilidade dos músculos, tendões e ligamentos também podem resultar em lesões graves, bem como os movimentos repetitivos.
Como as lesões geralmente são o principal motivo que leva um atleta a se afastar do esporte que pratica, temporária ou definitivamente, deve ser evitada ao máximo, e a Quiropraxia pode ajudar nesse tratamento preventivo. Além disso, é muito importante que o atleta tenha um acompanhamento frequente e uma assistência multidisciplinar e integral para minimizar os riscos de lesões.
o futebol demanda não só pés certeiros, mas uma coluna saudável também
Hoje em dia, os tratamentos preventivos unem os métodos convencionais às novas tendências, como é o caso da Quiropraxia. Os quiropraxistas buscam reduzir tanto a dor quanto a tensão muscular, restaurando o movimento adequado do corpo. Outros problemas como a fadiga muscular, dores na coluna e nas articulações também vêm sendo tratados com êxito pela Quiropraxia.
Para o Quiropraxista desportivo, a principal área de atuação e foco é a coluna vertebral e as suas extremidades: membros superiores e inferiores. Isso porque um mau funcionamento da coluna tende a ter reflexos nas mãos e pernas.
A Quiropraxia esportiva também é usada para aliviar a tensão e a pressão sobre o corpo do atleta no período de treinamento, evitando que alguma parte descambe para o mau funcionamento e prejudique seu rendimento.Outra vantagem relevante na adoção desta prática em atletas é que ela não utiliza medicamentos e não há risco nenhum para os testes antidoping.
A Quiropraxia vem ganhando tanto espaço que em algumas equipes olímpicas esses profissionais já fazem parte do quadro de apoio. Os Estados Unidos foram o primeiro pais a incorporar a Quiropraxia no tratamento de seus atletas, tanto para os que atuam em esportes individuais como também para os atletas de esportes coletivos.
Ou seja, é uma ótima maneira de se complementar os cuidados com o corpo dos esportistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?