segunda-feira, 1 de maio de 2017

Quiropraxia - A Manipulação Articular

Aqui falamos muito sobre como a Quiropraxia pode ajudar na prevenção e tratamento de problemas no que chamamos de sistema osteo-muscular. Mas como ela faz isso?

Quem já ouviu falar de Quiropraxia conhece geralmente só os estalos que ela faz, mas não passa muito daí. Na verdade, vai muito além disso. Uma das principais maneiras de tratamento do Quiropraxista é a chamada Manipulação Articular, ou Ajustamento Articular.
Manipulação feita pelo Dr. David Porto da Clínica Mais Coluna
O que é Manipulação Articular?
A definição precisa de ajustamento ou manipulação articular é:
Movimentação passiva de uma articulação com alta velocidade e baixa amplitude, além da amplitude de movimento fisiológico e dentro da integridade anatômica”.

Nada mais é do que um movimento rápido e preciso que o Quiropraxista faz com as mãos, auxiliado às vezes pelo peso de seu corpo, sob a articulação que precisa ser realinhada. O estalo nada mais é do que uma consequência desse ajuste.

E pode até parecer, mas fazer não é nada fácil. São anos de treinamento e prática numa faculdade para que uma pessoa possa finalmente se tornar apta a realizar esses ajustes de maneira adequada de modo a melhorar o paciente. Além disso, apenas saber fazer os ajustes não adianta.

O Quiropraxista também precisa ser apto a diagnosticar o paciente para saber qual é o problema e qual tipo de ajuste, ou outra forma de tratamento, é a mais correto em cada caso. O diagnóstico se complica ainda mais pois nem sempre a causa de uma dor está no mesmo local que ela se manifesta. Um bom Quiropraxista deve agir como um detetive, e identificar qual pode ser a raiz do problema.

Por que manipular as articulações?
O benefício dos ajustes vem da correção de desequilíbrios que causam tensões, encurtamentos musculares, sensibilidade a movimentos, etc. E a principal diferença da Quiropraxia é sua capacidade de rápida melhoria da situação do paciente, causando:
  • Aumento da amplitude de movimento: a articulação ajustada ganha uma possibilidade maior de mover além do que se movia antes do tratamento.
  • Normalização do tônus muscular: tônus muscular significa a intensidade de contração da nossa musculatura. Essa intensidade tende a se normalizar com o tratamento da Quiropraxia. É comum se observar que a musculatura ao logo da coluna vertebral fica menos contraída depois que o paciente é submetido ao ajustamento.
  • Redução da dor: o tratamento além de corrigir a causa e reduzir as dores, aumenta a resistência do paciente a dor e por isso o conforto será ainda maior.
  • Liberação de endorfinas: com o tratamento através da Quiropraxia, o paciente tende a liberar mais endorfina na sua circulação sanguínea. A endorfina é uma substância liberada pelo próprio organismo e possui propriedade analgésica, ajudando a  amenizar as dores.
Saiba mais sobre Quiropraxia no site da Clínica MAIS COLUNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?