segunda-feira, 27 de março de 2017

Males da Coluna - Síndrome do Túnel do Carpo

Esse não é um mal que afeta a coluna vertebral exatamente, mas mesmo assim é um dos distúrbios que podem ser tratados pela Quiropraxia. A síndrome do túnel do carpo é uma chamada neuropatia (doença que afeta o sistema nervoso) resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura que se localiza entre a mão e o antebraço.
Dói muito.
A região do punho por onde os nervos chegam até a mão é chamada de túnel carpal. Esse túnel normalmente é estreito, de modo que qualquer edema pode comprimir o nervo e causar dor, dormência, formigamento ou fraqueza – sintomas da síndrome do túnel do carpo.
Essa é a região afetada.
Causas
A principal causa da síndrome do túnel do carpo é a Lesão do Esforço Repetitivo (LER), gerada por movimentos repetitivos. É uma lesão típica de quem trabalha o dia inteiro na mesma posição, digitando, por exemplo. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas dessa síndrome, mas são mais raros.

Sintomas
Os principais sinais e sintomas da síndrome do túnel do carpo incluem:

  • Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos;
  • Dormência ou formigamento da palma da mão;
  • Dor que se estende até o cotovelo;
  • Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados;
  • Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos;
  • Movimento de pinça débil ou dificuldade para carregar bolsas (uma queixa comum);
  • Fraqueza em uma ou ambas as mãos.

Prevenção
Evite ou reduza o número de movimentos repetitivos do punho sempre que possível. Use ferramentas ou equipamentos que tenham sido projetados corretamente para reduzir o risco de danos ao punho, e posicione a mão em uma altura correta no momento de digitar.
Um apoio na altura correta pode ajudar muito a evitar esforços desnecessários.
E como é o tratamento?
O tratamento para a síndrome do túnel do carpo leva em conta principalmente a gravidade da doença.
Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso, quiropraxia, fisioterapia, acupuntura e o uso de anti-inflamatório.
Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, é indicada a cirurgia: a liberação do túnel carpal. Este é um procedimento cirúrgico que corta o ligamento que está pressionando o nervo. A cirurgia é bem-sucedida na maioria das vezes, mas depende de por quanto tempo o nervo foi comprimido e também da gravidade dessa compressão.

Dr. Murilo Franco, Quiropraxista da Equipe Mais Coluna

Para saber mais sobre Quiropraxia, visite nosso site!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?