domingo, 8 de janeiro de 2017

Manual da Postura - Usando Bengala

Ao chegarmos na 3ª idade passamos por diversas mudanças no nosso corpo, talvez até pior do que na época da adolescência. Nosso corpo perde água, a pele fica enrugada e fina, os ossos enfraquecem, os músculos afinam, a visão piora e se mover fica mais difícil

Um apoio nessas horas, além de toda a experiência de vida adquirida, é a companheira bengala. Antigamente, um dos acessórios de moda de qualquer cavalheiro elegante, hoje é o suporte para pessoas com dificuldade de se locomover.

Não quer dizer que não precisam ser estilosas.
A dica de hoje é exatamente para ajudar essas pessoas a andar com bengala com a postura correta, para evitar problemas e dores no futuro.
  • A altura é extremamente importante para que a bengala forneça o apoio necessário ao andar sem deixar a coluna torta e não causar esforços e dores nos ombros. Por isso a bengala tem que ser necessariamente adaptada a altura da pessoa. 
  • Entre os materiais mais comuns temos as bengalas de alumínio e as de madeira. As de alumínio geralmente são mais caras, mas tem a altura flexível, enquanto a de madeira precisa ser cortada na altura certa.
  • Para saber a altura, fique de pé com os braços relaxados ao lado do corpo. A bengala de pé tem que chegar até a altura do pulso.
  • Bengalas com empunhaduras são mais recomendadas para uma melhor firmeza na hora de segurar a bengala. Bengalas com 4 apoios no chão são mais difíceis de tombar e conseguem ficar em pé sozinhas
  • Uma bengala com corda pode ser usada para enrolar no pulso para que a pessoa possa levantar as mão e pegar coisas, ou subir no ônibus.
  • A bengala deve ficar levemente ao lado, e nunca diretamente à frente.
  • Com a perna quebrada a bengala deve ficar na mão oposta, Por exemplo, se a perna esquerda está quebrada, a bengala fica na mão direita para distribuir o peso mais na perna boa. A mesma regra vale para muletas
A bengala também é um apoio psicológico. Fornece segurança para a pessoa que tem apreensão de cair. Lembre-se que, dependendo da idade, a queda e quebra da bacia pode diminuir muito a qualidade de vida.

Para saber se precisa usar bengala faça o teste: andar 10 metros em pelo menos 10 segundos. Isso porque quanto mais devagar a pessoa anda, maior o desequilíbrio e isso pode ser um indicador da necessidade da bengala. Maiores dúvidas procure um quiropraxista ou fisioterapeuta.


Para mais dicas não deixe de seguir a MAIS COLUNA e de visitar nosso site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?