segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Males da Coluna: Protusão e Hérnia

Você sabe qual é a diferença entre Protrusão de Disco e Hérnia de Disco?

É muito comum que pacientes, ao irem ao médico, fisioterapeuta, ou mesmo quiropraxista, que eles ouçam termos técnicos que nem sabiam que existiam. Uma dúvida muito comum que acaba surgindo é o que significa Protusão de Disco.
Dica: ela afeta o disco mostrado aí em cima.
Primeiro, vamos contextualizar. O disco intervertebral é uma estrutura fibrosa presente entre os corpos das vértebras, nas articulações intervertebrais. O disco intervertebral é formado por um anel fibroso e um núcleo pulposo e possui o mesmo formato do corpo da vértebra. A função desse disco é absorver o impacto provenientes das atividades físicas da vida diária e garantir certa mobilidade entre as vértebras. Sem eles não teríamos a mobilidade para dobrar a coluna como fazemos.
Nossa coluna é bem flexível.
O anel fibroso pode romper devido a um traumatismo ou mesmo por causa do envelhecimento do disco. Com isso o núcleo pulposo pode extravasar de seu local original, instalando-se um quadro de dor na coluna e/ou em um membro; a dor afeta a perna no caso da coluna lombar e o braço no caso da coluna cervical.

Na chamada Protrusão Discal, o anel fibroso não se rompe, apenas se distende. Nessa fase, o abaulamento do disco (ele "escapa para fora") pode pressionar a raiz nervosa ou a medula espinhal, provocando sintomas característicos da compressão de nervos, como:
  • Dor forte;
  • Perda de movimento ou de sensibilidade;
  • Fraqueza;
  • Dormência;
  • Formigamento.
Tecnicamente, quando a base do material herniado é maior que a distância entre o espaço discal e a extremidade do material, chama-se protrusão discal. Quando a base é menor, chama-se hérnia de disco. Quando há extravasamento do núcleo pulposo através do anel fibroso roto, há uma hérnia de disco extrusa.

Simplificadamente, a protrusão ou abaulamento discal é um estágio que antecede a hérnia de disco no processo de degeneração do disco intervertebral. Assim, protusões podem evoluir para uma hérnia de disco. Outra maneira de entender a diferença é que toda hérnia de disco é uma protrusão, mas nem toda protrusão é uma hérnia.

Minha Ressonância da coluna mostrou diversas protrusões discais, o que eu faço?

Em primeiro lugar, deve-se conversar com um especialista em coluna para saber se as protrusões discais estão relacionadas com os sintomas apresentados, pois podem ser achados de exame sem significado clínico, ou seja, sem afetar efetivamente sua vida. Podem também estar relacionados com o envelhecimento normal da coluna.

De uma forma geral, pensando no processo de degeneração da coluna, vale a pena sempre fazer de tudo pra manter uma coluna saudável e tentar evitar que a rápida progressão dessas protrusões resulte em sintomas de dor ou comprometimento neurológico. Pensando nisso, os ajustes feitos pela Quiropraxia vão ajudar o paciente a ter uma qualidade melhor e viver livre das dores.

Dr. Murilo Franco, Quiropraxista da Equipe Mais Coluna

Para saber mais sobre Quiropraxia, visite nosso site!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?