segunda-feira, 28 de março de 2016

Manual da Postura - Evitando o Text Neck

Há mais de uma década os seres humanos têm corrido para se adaptar às diversas novas tecnologias que estão surgindo. Com isso, nosso corpo precisou acompanhar de uma forma rápida essa evolução dessa nova era de novidades tecnológicas. O problema é que, assim como seus inúmeros benefícios, não demorou muito para os malefícios de seu uso excessivo aparecerem nos nossos corpos.

Hoje em dia os celulares ou smartphones se tornaram um item obrigatório e essencial para a maioria das pessoas no dia a dia. É só olhar ao seu redor que em qualquer ambiente é possível perceber a grande quantidade de pessoas envolvidas em suas atividades em seus aparelhos telefônicos. O importante é que, após poucos anos da popularização desses equipamentos, já podemos notar seus efeitos em nossa saúde, principalmente na saúde da coluna vertebral.

Quem nunca, depois de parar de usar o celular ou tablet, sentiu o pescoço reclamar?
A ciência já denomina o termo de text neck que significa em tradução livre “pescoço de texto” ou ainda "pescoço de mensagens de texto" para algumas condições provocadas pela má postura durante o uso prolongado dos smartphones ou tablets. Vários podem ser os sintomas e desconfortos provocados tais como:
  • Dores de cabeça;
  • Tensão muscular em região de nuca e ombros;
  • Perda progressiva da curvatura normal do pescoço, ocasionando a longo prazo diversas alterações degenerativas na coluna vertebral.
Entretanto o vilão da história não necessariamente são os equipamentos eletrônicos, mas sim a má postura com que os utilizamos, ao permanecemos com a cabeça baixa por diversas horas seguidas para visualizar a tela do aparelho. E enquanto usamos, nem sentimos doer, de tão focados no aparelho que estamos.

Assim, a forma ideal de utilizarmos smartphone, tablet, e-books etc, sem lesionar nossa coluna é erguendo o equipamento na altura dos nossos olhos ao invés de abaixamos nossa cabeça até ele. Dessa forma é possível manter nossa coluna ereta e sem sobrecargas nas articulações cervicais, preservando assim sua saúde e integridade.

Dra. Julia Mezzomo, Quiropraxista da Clínica MAIS COLUNA

Saiba mais sobre Quiropraxia no nosso site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?