sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Males da Coluna - Hipercifose

Muitos já ouviram falar do pobre Quasímodo, o personagem trágico da famosa obra de Victor Hugo "O Corcunda de Notre Dame". Sua famosa característica era sua própria corcunda, que inclusive faz parte do nome da história. E hoje, no blog da Mais Coluna, justamente o tema abordado é sobre esse mal que ninguém deseja ter um dia certo? Para que isso não aconteça, já que a conscientização é o primeiro passo para a prevenção, vamos explicar direitinho o que é esse mal, cujo nome clínico é Hipercifose.
O mais famoso sofredor de hipercifose.
Abaixo colocamos o seu conceito, seus sintomas, causa e por fim sua conduta terapêutica voltada a Quiropraxia.

O que é? 
A corcundez ou hipercifose é definida como um aumento da curvatura da região dorsal, ou seja, aumento anormal da convexidade posterior da coluna vertebral. A cifose dorsal é curvatura normal da coluna, parte comum de uma coluna saudável. O problema surge quando esta curvatura se acentua por demais, projetando os ombros para frente e deixando o dorso arredondado em quem é afetado.
É comum que as falhas posturais e esforços incorretos acabem se acumulando durante a vida e a hipercifose aparece na terceira idade, quando os músculos e ossos estão mais fracos.

Quais seus sintomas? 
Além da óbvia curvatura na postura da coluna, é comum haver dor na região torácica da coluna vertebral.

Quais as causas? 
Assim como outros males que afetam à coluna, a hipercifose pode ser consequência de uma pré-disposição genética (assim, se tiver parentes mais velhos com corcunda, preste atenção no próprio futuro), má postura, algumas doenças, como por exemplo a osteoporose que deixa a estrutura óssea mais fraca e propensa à hipercifose. Traumas também podem ser a causa em certas situações.

Qual a conduta terapêutica?
O melhor é sempre, antes de tudo, tratar preventivamente o distúrbio. No caso, a realização de atividades físicas ajudam a fortalecer a musculatura para manter a postura ereta, cuidados com a postura durante o dia-a-dia, e até mesmo alimentação saudável já que afeta a formação óssea.
O acompanhamento da Quiropraxia também ajuda o paciente a ter um envelhecimento saudável da coluna. O tratamento quiroprático consiste em exercícios específicos ou voltados para a causa, utilização de colchão adequado, palmilhas posturais e sessões de Quiropraxia com ajustes.

Ou seja, preste atenção desde já na sua postura para evitar problemas mais sérios no futuro.

Natália Figueiredo, estudante de Quiropraxia e integrante da Equipe MAIS COLUNA

Saiba mais sobre Quiropraxia no site da Clínica MAIS COLUNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?