terça-feira, 23 de junho de 2015

Dicas para preservar a sua coluna

Hoje vamos falar um pouco de como preservar a saúde da sua coluna e cuidados simples que podemos ter no nosso dia-a-dia. Afinal, de nada adianta ir até o quiropraxista para ele retirar as suas dores se você também não fizer a sua parte. Prevenir é melhor do que remediar!

Antes das dicas vamos relembrar algumas informações sobre nossa coluna. Ela é dividida em coluna cervical (parte superior da coluna, acima dos ombros e que contempla nossa nuca com 7 vértebras), a coluna torácica (região media, comumente chamamos de costas, com 12 vértebras) e a coluna lombar (parte mais baixa, acima dos glúteos com 5 vértebras). Ainda temos a sacral (com 5 vértebras também) e o cóccix (com 4 vértebras), que ficam bem na parte de baixo.

Nossas dicas deste post vão beneficiar, principalmente, a região da coluna lombar, que normalmente é a que mais sofre com as tensões no dia-a-dia.
A região lombar da coluna sofre muito.
Veja as dicas:

Postura
Procure observar sua postura durante o dia, em cada uma das atividades que faz. O ideal é mantermos a coluna alinhada, sem deixar  que ela se curve para frete formando a famosa “corcunda”.

Procure distribuir o peso do corpo nas duas pernas enquanto estiver de pé, sem deixar o corpo todo apoiado em uma única perna. Essa posição força nossa coluna para os lados e pode causar um deslocamento de vértebras e dores.

Se estiver sentado, a mesma preocupação, mantenha a coluna reta. Nada de deitar na cadeira enquanto trabalha na frente do computador ou mesmo se debruçar sobre a mesa.

Atividades Físicas
Além de fazer muito bem para saúde e para o coração, a prática de atividades físicas regulares ajuda a fortalecer nossa musculatura.

Procure fortalecer os músculos das costas e da região abdominal, eles nos ajudam a manter a coluna mais protegida, pois estão na parte central de nosso corpo, além de que, quando fortes, permitem uma postura ereta sem tanto desconforto.

Cuidado ao carregar e levantar peso
Preste atenção ao levantar objetos muito pesados. Peça a ajuda de alguém. E lembre-se: jogue o peso nas pernas, dobre os joelhos para pegar o objeto, nunca levante com as costas!

Nunca jogue o peso do que for carregar na coluna. Para isso é só não se curvar para pegar algo pesado. Ao invés disso dobre os joelhos e mantenha a postura. Uma dica boa é carregar esses objetos mais perto do corpo, você reduz a força que precisa fazer e protege sua coluna de lesões .

Em caso de dor, procure um especialista
Ao sinal de dor persistente nas costas, pense em procurar um especialista. Dores nas costas devem ser levadas a sério pois além de poderem ser um sinal de más escolhas no seu estilo de vida, elas também podem acabar se tornando malefícios muito mais graves se as causas da dor persistirem. Elas podem ser causadas por esforço excessivo da coluna ou diversos por outros problemas. Com saúde, não dê bobeira.

Saiba mais sobre Quiropraxia no site da Clínica MAIS COLUNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?