segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Manual da Postura: Exercícios e Alongamentos

Sempre falamos aqui no blog sobre a importância da postura. Seja ao se carregar peso,  seja quando estamos nos movimentando pela cidade, sempre existe uma maneira para se manter uma boa postura. Contudo, para se conseguir evitar ao máximo que surjam dores nas costas é muito benéfico utilizar-se de exercícios e alongamentos também, e para que a coluna esteja forte para atender essas demandas incansáveis do dia-a-dia.
Exercícios são fundamentais para a boa saúde da coluna
O alongamento, quando realizado corretamente, é ótimo para o corpo e para a postura, já que aumenta a flexibilidade, facilitando na movimentação e evitando lesões. O auxílio dos exercícios e alongamentos na postura está tão disseminado na cultura da saúde que existem diversas vertentes voltadas a realização de exercícios de modo a se fortalecer a musculatura da coluna. Desde a conhecida fisioterapia, passando por RPG, indo até pilates e yoga, todos prezam por uma boa manutenção da postura de modo a manter a saúde da coluna. Grande parte do treinamento dos profissionais dessas áreas envolve o estudo do corpo humano para que saibam quais exercícios realizar e de que maneira.

Com a quiropraxia não é diferente: exercícios são uma parte fundamental do tratamento quiroprático. Além dos ajustes, o paciente receberá do quiropraxista no final da consulta sequências de exercícios para serem realizados quando o paciente tiver algum tempo livre. Eles são prescritos de acordo com as necessidades, as condições e a capacidade do paciente.

Alguns alongamentos mais utilizados para reduzir a dor nas costas são:

  • Sentado no chão, dobre uma perna e estique a outra. Tente tocar com a ponta dos dedos a perna que está esticada. Tente primeiro com uma mão, se conseguir pode tentar tocar com as duas. Não force muito, se precisar dobrar um pouco a perna para alcançar o pé, não tem problema. Mantenha por 20 segundos e repita para a outra perna.

  • Deite no chão plano com ambas as pernas retas. Levante uma perna e, com o joelho dobrado, traga-a até a altura do joelho até sentir uma tensão. Segure por 10 a 20 segundos e repita com a outra perna. 

  • Deite de barriga para baixo em um chão plano e com seu corpo totalmente estendido. Com os cotovelos dobrados, ponha a palma de ambas as mãos na altura do peito, próximo ao corpo. Gentilmente pressione o chão com as mãos, levantando a cabeça e o tronco, mas mantendo a pélvis no chão. Mantenha a posição por cerca de 10 segundos depois desça devagar de volta ao chão. Repita 4 vezes.

  • Ajoelhe no chão, com seus joelhos distanciados um pouco mais do que a largura de seu quadril. Faça os dedos de ambos os pés se tocarem levemente. Sente nas suas pernas em uma posição confortável. Estenda os braços totalmente e toque com a palma da mão no chão. Relaxe e deixe a cabeça cair. Permaneça até 10 segundos nessa posição e repita 4 vezes.

Lembre-se, estes exercícios são mostrados apenas como ilustração, para que você entenda que tipos de exercícios podem ser recomendados. Antes de qualquer atividade física entre em contato com um profissional de saúde devidamente habilitado. Somente ele será capaz de avaliar sua situação e prescrever exercícios que não te prejudicarão.

Saiba mais sobre Quiropraxia no site da Clínica MAIS COLUNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?