sábado, 9 de janeiro de 2016

Um pouco sobre Quiropraxia

Primeiro post do ano que vem recheado de muito conhecimento e informações bacanas. É certo que nossas postagens sempre foram de dúvidas, dicas, e problemas relacionados à Quiropraxia. Pois bem, mas e o conceito da profissão? A origem? Vocês conhecem? Se não, vamos juntos conferir esse amplo mar de benefícios que a Quiropraxia pode oferecer. E se já conhece, confira também pois o conteúdo está imperdível!
O Quiropraxista David Porto, fundador da Clínica Mais Coluna

  • Seu conceito: Além de ser uma profissão linda, a Quiropraxia se inclui na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações do sistema musculoesquelético, também como os efeitos dessas alterações no sistema nervoso e a saúde em geral. Há uma ênfase em tratamentos manuais, que seria o ajuste articular, a principal ferramenta do quiropraxista.  A palavra ‘’quiropraxia’’ formada a partir dos radicais gregos "quiro" que significa "mãos" e "praxis" que significa prátia, denotando a importância dos tratamentos com as mãos. E o que eu gosto de sempre dizer quando explico sobre o que se trata, é que o que diferencia a Quiropraxia das outras áreas da saúde é que ela procura a raiz do problema, a origem da dor, para que não volte mais, e não tratar apenas o sintoma, tendo assim um tratamento com resultados e sucesso. 
  • Sua origem e organização profissional: A profissão foi fundada nos Estados Unidos em 1895 e está agora estabelecida em mais de 70 países. Incrível, não é? Associações Nacionais de Quiropraxia desses países são membros da Federação Mundial de Quiropraxia, sediada em Toronto, Canadá, e que mantém relações oficiais com a organização Mundial de Saúde. Há aproximadamente 65.000 quiropraxistas atuando nos Estados Unidos, 6.000 no Canadá e 90.000 internacionalmente. 
Daniel David Palmer, o chamado Pai da Quiropraxia
  • Leis de Habilitação Profissional: A prática da Quiropraxia é agora reconhecida e regulamentada por lei, em muitos países. Porém, no Brasil ainda não está regulamentada, mas está em processo de regulamentação, com um projeto de Lei em andamento. Mas temos nossa Associação Brasileira de Quiropraxia, onde defende seus direitos e inclui um número de registro de todos os profissionais graduados em Quiropraxia. Aspectos comuns á todas as leis de habilitação para a Quiropraxia são os atendimentos primários (o direito de um paciente de consultar um Quiropraxista diretamente) e o direito e o dever de realizar um diagnóstico. O diagnóstico inclui o direito de solicitar e interpretar exames de imagem e testes laboratoriais. 
  • Prática: A profissão da Quiropraxia enfatiza o poder natural do corpo para curar a si mesmo (homeostase). Portanto, a prática não inclui o uso de drogas ou cirurgia. Pacientes que necessitam destes tipos de intervenção serão encaminhados para atendimento médico. Os quiropraxistas usam métodos naturais ou abordagens de tratamento não-invasivos, incluindo tratamentos manuais, métodos físicos, programas de exercícios, aconselhamento nutricional, órteses (aparelho ou dispositivo ortopédico, que serve para alinhar, corrigir ou prevenir deformidades), modificação do estilo de vida e outros tipos de educação do paciente.

É isso pessoal! A Quiropraxia é muito mais ampla do que possamos imaginar, e muito mais mágica e linda. O contato próximo com o paciente, o cuidado para que haja uma prevenção, o interesse na anamnese (que é a conversa de um profissional de saúde com o paciente para saber os sintomas e como ele está indo)... Tudo isso se resulta em um trabalho diferenciado e único, onde a Quiropraxia dispõe. Espero ter ajudado e acrescentado maior conhecimento sobre essa profissão tão encantadora!

Fonte: Livro – QUIROPRAXIA, uma profissão na área da saúde – autor: DAVID CHAPMAN-SMITH 

Natália Figueiredo, estudante de Quiropraxia e integrante da Equipe MAIS COLUNA

Saiba mais sobre Quiropraxia no site da Clínica MAIS COLUNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?