quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Males da Coluna: Bico de Papagaio

Já ouviram falar sobre o “Bico de Papagaio”? Nome engraçado não? É então, o nome pode até ser ‘’engraçadinho’’, mas o que ele significa quando um quiropraxista fala sobre sua coluna não é muito bacana não. Vamos dar uma conferida?

Bico de Papagaio? O que é isso?
Segundo o Dr. Murilo Franco, quiropraxista da Clínica Mais Coluna, bicos de papagaio:
"São formações ósseas em forma de gancho que se desenvolvem em torno dos discos da coluna vertebral. Estão entre as causas mais frequentes do aparecimento do osteófito, ou ‘bico-de-papagaio’, como é mais conhecido popularmente, a má postura, a obesidade e o sedentarismo.”
“Ele é uma consequência do envelhecimento e da degeneração óssea, sendo portanto mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Traumas na coluna sofridos anteriormente e doenças reumáticas também podem estar associados ao aparecimento da lesão. O bico de papagaio é bastante associado a uma desidratação discal, gerando uma instabilidade naquele segmento. O disco da coluna é um tecido cartilaginoso e feito de 90% de água. Ao desidratar ele acaba perdendo altura, o que acaba causando uma compressão nas vértebras adjacentes, contribuindo para o surgimento do bico-de-papagaio.’’
É realmente muito complicado não é? No fundo, o acaba ocorrendo são males causados por excesso de peso e má postura, e a nossa coluna é infelizmente a que mais sofre com esse processo. Por isso é importante ficarmos atentos aos sintomas, e começar o tratamento de imediato, evitando assim, problemas futuros.
A figura deixa mais fácil de entender.
Quais os sintomas?  
As principais reclamações de quem é acometido por esta doença são:
  • Dor forte
  • Limitação dos movimentos
  • Perda da força muscular, da sensibilidade e dos reflexos. 
Em algumas situações, a sensação de formigamento pode ser mais um sinal da doença. A dor é originada pela aproximação das vértebras que, nesta posição errada, comprimem a raiz nervosa.

Como é o tratamento? 
O Dr. Murilo Franco ressalta também: ‘’O tratamento é feito através de ajustes articulares que visam diminuir os sintomas e aliviar a pressão entre as vértebras. Também se faz necessária a realização de alongamentos e atividades físicas, além da prescrição de exercícios que visam o fortalecimento da região. Como se trata de uma formação óssea, o tratamento com quiropraxia não faz o osteófito desaparecer pois o bico de papagaio não some. Busca-se aqui um alívio dos sintomas que melhora a qualidade de vida do paciente e o impedimento da progressão de doenças’’.

E mais uma vez pessoal, experimentem se tratar com a Quiropraxia, façam uma avaliação, e percebam logo de primeira, a diferença que esse tratamento faz para nossa saúde! Visem o bem estar, a qualidade de vida, e não vá se tratar apenas quando um sintoma qualquer se tornar um grave problema... Lembrem-se: é melhor se prevenir do que remediar!

Natália Figueiredo, estudante de Quiropraxia e integrante da Equipe MAIS COLUNA

Saiba mais sobre Quiropraxia no site da Clínica MAIS COLUNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?