segunda-feira, 4 de maio de 2015

Você sabe o que é Manipulação Articular?

A principal manobra terapêutica utilizada por um Quiropraxista é o ajustamento.

Para se formar quiropraxista, o profissional aprende durante a faculdade de Quiropraxia as manobras específicas de manipulação articular com um nível de detalhe muito grande, profundidade e precisão como em nenhum outro ambiente acadêmico.

O ajustamento articular é um movimento rápido e preciso, feito com as mãos, sob a articulação que precisa ser realinhada. Normalmente esse realinhamento vem acompanhado de um estalo, e objetiva alinhar e reposicionar de maneira correta e equilibrada as diferentes articulações de nosso corpo.

Exemplo de posição para ajuste quiroprático - David Porto da Clínica Mais Coluna
Dessa forma, é possível eliminar os deslocamentos indesejados que geram tensões, contraturas, encurtamentos musculares e uma multiplicidade de outros sintomas que na grande maioria das vezes vem acompanhado por dores. Mas nem sempre a dor que se sente é exatamente no local onde há o problema, um desvio ou mau posicionamento de uma vértebra pode ocasionar reflexos e dores em outras partes do corpo e isso é avaliado pelo quiropraxista durante o atendimento.

A definição precisa de ajustamento ou manipulação articular é:
Movimentação passiva de uma articulação com alta velocidade e baixa amplitude, além da amplitude de movimento fisiológico e dentro da integridade anatômica”.

Eu sei, não é fácil assim de entender, por isso vamos destrinchar o significado de cada uma dessas ações.

O que é uma movimentação passiva de uma articulação?
É a movimentação provocada, quem faz o movimento é o quiropraxista e não o paciente.

Com alta velocidade e baixa amplitude.
O movimento é necessariamente feito de forma muito rápida e em um curtíssimo espaço de tempo, para evitar movimentos longos e desnecessários. Com um movimento rápido é possível evitar a ativação da contração muscular que ocorre aproximadamente entre 50 a 100 milissegundos.

O que é amplitude de movimento fisiológico?
Isto quer dizer que o movimento foi realizado como uma amplitude além do normal, que o movimento ultrapassando a barreira elástica e atingiu uma nova amplitude de movimento – a barreira parafisiológica.

Dentro da integridade anatômica
O movimento curto é imprescindível, pois se o movimento for muito longo, pode causar uma distensão ou lesão dos tecidos articulares e periarticulares.

E quais são os efeitos imediatos do ajustamento ou manipulação articular?

- Aumento da amplitude de movimento: a articulação ajustada ganha uma possibilidade maior de mover além do que se movia antes do tratamento.
- Normalização do tônus muscular: tônus muscular significa a intensidade de contração da nossa musculatura. Essa intensidade tende a se normalizar com o tratamento da Quiropraxia. É comum se observar que a musculatura ao logo da coluna vertebral fica menos contraída depois que o paciente é submetido ao ajustamento.
- Redução da dor: o tratamento além de corrigir a causa e reduzir as dores, aumenta a resistência do paciente a dor e por isso o conforto será ainda maior.
- Liberação de endorfinas: com o tratamento através da Quiropraxia, o paciente tende a liberar mais endorfina na sua circulação sanguínea. A endorfina é uma substância liberada pelo próprio organismo e possui propriedade analgésica, ajudando a  amenizar as dores.

Saiba mais sobre Quiropraxia no site da Clínica MAIS COLUNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?