quinta-feira, 30 de abril de 2015

Quiropraxia para Grávidas

Todo mundo sabe que o incômodo durante o período de gestação é bem grande para a maioria das mulheres. A queixa mais comum das grávidas é a dor nas costas, e isso acontece por diferentes razões. Além do aumento de peso, existe a mudança do “centro de gravidade”, que faz com que a postura da futura mamãe seja completamente alterada e muitas vezes trazendo desconforto.
A gravidez pode trazer muito desconforto.
Existe ainda a preparação do corpo para o momento do parto e essa é uma das principais mudanças. Ela atinge diretamente as articulações da mulher, deixando-as mais frouxas para o momento da passagem do bebê pela pelve. Por causa disso, todo o corpo fica mais “bambo” e a possibilidade de dores é maior do que numa mulher que não está gestando.
Essas dores tendem a ser maiores em mulheres que não praticavam atividades físicas regulares antes de engravidar, mostrando mais uma vez a importância das atividades físicas.
A Quiropraxia é muito útil e bastante procurada para aliviar esse incômodo. Através da Quiropraxia é possível realinhar a coluna e prepará-la para o momento do parto, evitando o estresse sobre as articulações da mãe e também do bebê.
Existe também uma técnica específica que auxiliar o posicionamento correto do feto para o momento do parto, em casos onde o bebê ainda não está sentado no útero nas últimas semanas de gestação.

Há outros benefícios pontuais para as gestantes?
Além do que já dissemos acima, a maior vantagem de se aplicar as técnicas manuais da Quiropraxia é a não utilização de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos durante esse período tão importante para a mulher.

Como a Quiropraxia é aplicada para as gestantes?
As  técnicas são adaptadas para que a avaliação e o tratamento possam ser completos e para que a barriga não atrapalhe durante as manipulações e nem a grávida sinta desconforto.
Como já falamos, a Quiropraxia utiliza a manipulação articular: movimentos rápidos sobre as articulações, que pode produzir um estalido, e são chamamos de ajuste. O ajuste melhora a mobilidade e relaxa a musculatura. Dessa forma gera um alívio e uma sensação de bem-estar profundo e imediato.

As técnicas de quiropraxia são adaptadas às necessidades das gestantes
A partir de mês de gravidez pode-se iniciar o tratamento?
Os 3 primeiro meses de gestação são considerados de maior risco, portanto, assim como os exercícios físicos, a Quiropraxia é aconselhada a partir do terceiro mês, principalmente para as mulheres que nunca foram tratadas com a Quiropraxia.

É necessária autorização médica para fazer o tratamento de Quiropraxia?
Não, não é necessário, mas é sempre bom informar seu médico, afinal, ele deve te acompanhar em todo o período de gestação e caso sinta algum sintoma diferente, ele deverá ser consultado.

Há contraindicações ou restrições no tratamento quiroprático para gestantes?
Sim. É contraindicado para gestantes que já possuem frouxidão ligamentar prévia, que apresentem complicação durante a gestação ou que já possuam outra contraindicação pré gestação como histórico de AVE, osteoporose grave, entre outros.

A Quiropraxia também tem benefícios no pós-parto? 
Sim, a Quiropraxia pode ajudar e muito no pós-parto! Além de toda a tensão causada pela chegada do bebê, o corpo tem que se readaptar à nova rotina. Também não podemos esquecer que o peso que antes estava concentrado na barriga, agora vai passar para os braços da mamãe.
Muitas mães passam a sentir dores nas costas pois seguram o bebê ou amamentam com uma postura inadequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do artigo MAIS COLUNA?